8 de junho de 2008

Pé de cachimbo

Hoje é domingo. Eu gosto de domingos. Em dia de domingo eu ando de meia pela casa. Minha mãe não gosta, diz que fica toda encardida. Minha casa está em reforma. Está mudando tudo: piso, parede, rejunte, batente e rodapé. Reforma é chato. Mudanças são difíceis. Faz barulho, sujeira e bagunça. E a gente não sabe nem pra onde correr, nem o que fazer. Mas parece que no fim vai ficar tudo certo: paredes brancas, chão brilhante e elegância. Foi o que me disseram, pelo menos. Mas hoje é domingo. E em dia de domingo a reforma pára. A gente pára. Pára pra pensar no que fazer, no que aconteceu e no que ainda vai acontecer.
Mas como eu disse, reforma é uma confusão. Não consigo achar nada do que procuro. Onde estão aqueles meus sapatos vermelhos? Reviro aqui, remexo ali e depois de tanto procurar eu acabo por esquecer o que eu estava procurando.
Tentei fazer arrumação. Achei uma porção de coisas inúteis no criado-mudo e outras muitas que me fizeram lembrar.
Domingo é um dia nostálgico. Será que é porque a semana chega ao fim? Mas domingo não é o primeiro dia da semana? Afinal, é o fim ou o começo? Bobagem pensar isso, é tudo uma coisa só. Porque amanhã é segunda e depois terça e quarta e aí chega o domingo de novo.
Minha mãe tinha razão, minhas meias estão encardidas.
Não consegui terminar a arrumação, muita coisa pra pôr em ordem, decidir o que fica, o que vai e o que muda de lugar. Aqui estão meus sapatos vermelhos que eu tanto procurei! Mas agora não mais preciso usá-los, porque agora estou só de meia.
A pintura da sala está inacabada. Está tudo manchado. Coisas inacabadas são esquisitas, né?
Ontem minha mãe ficou brava porque o pedreiro não fez as coisas do jeito que ela queria. Paciência. Às vezes é difícil se fazer entender, ele não a entendeu. Mas sabe que o piso ficou uma beleza? É... deu errado mas deu tudo certo.
Precisava terminar minha arrumação. Está indo devagar mas não vou me apressar. Quero olhar gaveta por gaveta.
Já escureceu. Daqui à pouco termina o domingo.

4 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Agradável em cada sílaba...
:)

DiegoFerrite disse...

Fazendo jus ao nome do blog: nada de novo. Atualiza aí, gosto dos seus textos.

Bjs

Anônimo disse...

haha.. eu gosto dos domingos.. são dias em que meus amigos e rolos me esqueçam, todos ficam resignados em seus sofás, assistindo tv.. enquanto isso eu tenho tempo pra escrever qualquer bobagem..

saudades..

beeijos, lucas maio